Angop Angola: Cazenga at the Center of Innovation and Entrepreneurship

O projecto, localizado nas antigas instalações da fábrica de sabão, tem como objectivo criar uma cultura colaborativa onde as ideias e os conhecimentos se transformem em oportunidades de negócios sustentáveis.

A estrutura comporta, entre outros espaços, praça de mercado e eventos, áreas desportivas, parque infantil, espaço de trabalho, residências escritórios, bar de sumos, exposições, incubadora de empresas e rádio sabão.

Ao proceder a abertura, o administrador municipal do Cazenga, Víctor Nataniel Narciso disse ser reconfortante o facto do centro de inovação e empreendedorismo surgir num período de dificuldades, onde se deve puxar pela criatividade e inovação.

Considerou o projecto um fenómeno histórico que surge numa altura difícil da economia do país.

Victor Nataniel Narciso disse ser fundamental para o município que a antiga fábrica de sabão se transforme num centro de inovação e de empreendedorismo.

No Cazenga existem várias fábricas abandonadas, daí que essas unidades podem ser aproveitadas e transformadas em pontos culturais para servir a comunidade.

Incentivou os parceiros do projecto “Fábrica de sabão” a continuarem, por ser um “embrião” que vai ajudar a ultrapassar as dificuldades dos jovens nas comunidades.

Já o mentir do projecto (Fábrica de sabão), Jean Claudete de Morais, acredita que a necessidade e a criatividade  são condutores da inovação, especialmente no Cazenga, onde a juventude se enquadra nas novas formas de aprendizagem.
Disse que o foco do projecto  está na economia formal e informal, gerando oportunidades iguais para o lançamento de uma cultura de empresas inovadoras em Angola.

O centro compreende inúmeras unidades contentorizadas transformadas em escritórios equipados, espaços de trabalho, salas de reunião, empresas, “startups”  e empreendedores para arrendamento.

O projecto vai reunir especialistas e mentores de todo o mundo para a partilha de conhecimentos, aproveitamento de ideias criativas em resultados aproveitáveis que ajudam a lançar negócios sustentáveis.

Localizado na comuna do Hoji ya Henda, município do Cazenga, o projecto  é fruto de uma parceria  público-privado entre o  Ministério  da Indústria, a empresa Kijinga e o fundo soberano.

Please give us your valuable comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*